segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catedral de Notre Dame

Um fabuloso exemplo de arquitetura gótica, é a Catedral de Notre Dame de Paris. Pode não ser a mais alta, a mais velho ou a maior catedral do mundo, mas certamente é a mais conhecida.


Desde a sua concepção no século XII, foi imortalizada na arte, literatura e cinema.

Notre Dame Imagem - Catedral de Notre Dame do lado voltado para o Rio Sena.



Notre Dame é um excelente exemplo da arquitetura gótica. Características comuns desse estilo são gárgulas, vitrais, arcos e pontas. Seu apogeu durou desde o século 12 para o 16, e era conhecido na época como "estilo francês". Na França, uma razão este estilo cresceu em popularidade foi para o abudance de recursos. Como mencionado na seção de história, havia pedreiras abundantes em toda a França que poderiam fornecer os materiais necessários para o estilo gótico de arquitetura.

Muitas catedrais construídas neste estilo, Notre Dame incluído, tem um piso plano semelhante em comum. O chão é normalmente construído na forma de uma cruz latina, que, quando visto de cima é semelhante a uma bala: uma nave longa para o corpo do edifício (geralmente uma igreja ou catedral), um braço transversal referido como um transepto, e uma extensão que pode ser chamado de uma série de coisas, às vezes um coral, coro, ou presbitério.

Gárgula olhando para Paris a partir do topo de Notre Dame

A catedral foi atingida por meio de saque (durante a Revolução) e negligência, até que finalmente no século 19, uma campanha para a restauração começou após o enorme sucesso do romance de Victor Hugo, "Notre Dame de Paris". As renovações, feito pelo arquiteto Viollet-le Ducan, incluíram a adição das gárgulas, e fez a estrutura que vemos hoje uma realidade.

Hoje em dia é difícil não ficar de boca aberta em admiração como você entrar pelas portas majestosas. A porta se parece com duas mãos juntas serenamente, e os reis esculpidos formam uma maravilhosa coluna real.


Mais Imagens...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.