segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catedral de Amiens


Conhecida como "Partenon da arquitetura francesa", a Catedral de Amiens, na França, permanece até os dias de hoje intacta, revelando a beleza e grandiosidade de seu estilo gótico.



 Em 1152, ainda no estilo românico, foi construída a primeira Catedral de Amiens que, mais tarde, em 1218, foi destruída por um grande incêndio. Sua reconstrução, já no estilo gótico, iniciou-se em 1220, tendo sua nave, cuja largura é de 14,6 m, sido completada em 1245. O coro começou a ser reconstruído por volta de 1238 e completado em 1269, sendo o restante finalizado em 1288. Ainda foram construídas duas torres, a torre sul concluída por volta de 1366 e a torre norte concluída por volta de 1401. Uma construção razoavelmente rápida, se comparada com as outras catedrais deste tempo.


Sua parte interna mostra o sinal forte do então maduro estilo gótico,  como o trifório iluminado (vide foto ao lado) de seu coro. Esse estilo é apresentado tanto pelos grandes e belos vitrais produzindo um grande brilho e iluminação na parte superior da igreja, quanto em sua grandiosidade, podendo reunir 10 mil pessoas e possuindo uma das maiores alturas dentre as catedrais góticas, 42,3 m.


     


 Originalmente o trifório da nave era projetado apresentando vitrais como os do coro, porém o projeto não foi seguido devido a razões estruturais, sendo os vitrais substituídos por paredes (isso devido à ampliação da altura em 3 metros gerando maiores esforços). 

Considerada como a mais importante mostra das construções religiosas francesas, a catedral de Amiens manteve seu estilo gótico, tendo sobrevivido à Revolução Francesa, à Primeira Guerra Mundial e, principalmente, ao bombardeio que a cidade sofreu em 1940.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.