segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catedral de Chartres


Localizada na cidade francesa de Chartres, nos arredores de Paris, a catedral é dedicada a Nossa Senhora (Notre Dame de Chartres). Sua construção começou em 1145.

Historiadores da arte a consideram o ápice do estilo gótico na arquitetura - o estilo marcado pelo uso de arcos ogivais na sustentação da estrutura e de vitrais ricamente trabalhados na iluminação. Tem 130 m de comprimento, 46 metros de largura máximo e a nave principal, 37 metros de altura. A torre mais alta tem 107 m de altura. Na Idade Média, a catedral abrigava um manto que se considerava ser aquele que a Virgem Maria usava ao dar à luz Jesus Cristo.



A catedral é famosa principalmente graças a seus 176 lindos vitrais, que descrevem cenas bíblicas, vidas de santos e hábitos medievais no brilhante ‘Chartres azul’, pontuado de vermelho.

A fachada oeste – ou ‘Porta Real’ – desta catedral gótica, em parte inspirada em St-Denis, tem três portas ricamente esculpidas. Dentro, encontra-se ao redor do coro outra era da escultura, representada por cenas alegres, do século 16, da vida de Jesus Cristo.











Na superfície da nave, na sua esfera central, há um imenso círculo de mármore preto e branco, fixado entre as pilastras, que constitui praticamente a essência da Catedral, embora seja um símbolo pagão, o famoso labirinto de pedra. Embora ele tenha somente 13 metros de extensão, seu caminho repleto de curvas atinge os 261 metros, representando a viagem dos peregrinos na direção da Terra Sagrada, por isso mesmo conhecido como A Jornada para Jerusalém. Parece haver uma ligação mística entre as profecias sobre esta cidade sagrada, considerada na Idade Média o centro do Planeta, e reproduzida neste templo pelo labirinto, e a narrativa do Juízo Final, retratada nos vitrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.