segunda-feira, 30 de julho de 2012

Design Gótico

O design gótico foi o primeiro verdadeiro estilo eclesiástico, simbólica do triunfo da Igreja Católica sobre Europa pagã. O período foi influenciado pela arquitetura romana e medieval. Embora seu projeto inicial era de 1150-1550, o estilo experimentou um renascimento no século 19 através de um design vitoriano. Contrariamente à crença popular, um verdadeiro estilo gótico tem pouco a ver com caveiras e tal. O estilo é realmente uma mistura de formas espirituais e secular. Embora caro, design gótico é bastante popular e impressionante.



Arquitetura em estilo gótico apresenta arcos ogivais, vitrais em complexos projetos trefoil, expostos, vigas de madeira, grandes, imponentes, lareiras e iluminação de velas, completando assim o estilo eclesiástico. Tem uma forte influência vertical, suportado pelos arcos altos e picos da arquitetura. A luz é um elemento importante, e amplas janelas são comuns neste estilo.


Arcos pontiagudos são uma exibição da arquitetura gótica.


A primeira diferença que notamos entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja a nave central e as duas naves laterais.





A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.

A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV.

Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.

As catedrais góticas mais conhecidas são Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.